quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dicas para uma pele bonita!

À coisa de dois meses começaram a aprender-me umas borbulhas horríveis no maxilar inferior. E se na primeira semana não liguei porque coincidia com aquela altura do mês, ao fim de três semanas a coisa já me estava a chatear solenemente. É que saia uma e chegava outra! Como sofri bastante com o acne por volta dos 14, 15 anos, nunca tive por hábito mexer na cara e espremer borbulhas, mas já estava a entrar em desespero. Troquei de produtos da cara, não fosse aquilo já estar estragado ou assim e fui pesquisar o que poderia ser e o que fazer para melhorar. No entanto se a coisa não corresse bem já estava decidida a ir à dermatologista. 
Pelas pesquisa que fiz dizia que o mais provável era uma reação a excesso de produtos lácteos. E eu pus-me a fazer contas à vida. Ora no pequeno almoço ou é uma caneca de leite e um pãozinho integral com vaca que ri e mortadela de Peru, ou é uma tigela de cereais com leite. A meio da manhã vai sempre um iogurte líquido, ao meio da tarde é rara a vez que não vai um iogurte ou um queijinho... Senhores! Fiquei parva com a quantidade de leite e produtos lácteos que ingeria diariamente. Não é à toa que vão quase 2 paletes de leite por semana cá em casa. Mas antes de chegar ao leite, pensei que fossem os produtos de limpeza e até a pílula, mas nunca fiz nada de drástico, por isso não se ponham a inventar nem deixar de comer...

Resolução? Deixei de beber leite, iogurtes e vaquinha que ri e só eu sei o que me gostou. Adoro leite e ter de o deixar foi doloroso. Mas mentalizei-me, é só durante um mês a ver se melhoro. E os resultados? Nos primeiros dias a coisa parecia ainda pior, mas hoje tenho a pele quase perfeita, só umas marquinhas que ainda estão a desaparecer. E a explicação é que o leite, e consequentemente os seu derivados, contêm hormonas paras as vaquinhas bebés que podem desregular os nossos níveis hormonais, o que pode causar actividades irregulares e produção excessiva de óleos corporais.

Assim para melhorar o aspecto na minha pele tomei algumas medidas que vou partilhar convosco.
- Deixei de comer durante pelo menos um mês produtos lácteos e com açúcares adicionados, adicionando depois um dose a cada dois dias.
- Experimentei substitutos naturais como leite de soja, leite de amêndoa (odiei, só em batidos) e batidos (desde que os descobri sou fã, quase sempre um ao pequeno almoço e fico saciada a manhã toda).
- Passei a ingerir muita água (que já fazia), vegetais, frutas frescas ou secas (especialmente em batidos).
- Evito usar maquilhagem todos os dias e se não consigo mesmo, retiro-a mal chego a casa, mesmo que só limpem a pele antes de dormir. E limpo regularmente os pincéis que uso para me maquilhar.
- Faço exercício regularmente para oxigenar a pele e minimizar os níveis de stress.

- Mimo a pele com máscaras, limpezas, exfoliações... 

Outras dicas que descobri e já inseri na minha rotina:
- Mudo a fronha da almofada a cada 2 - 3 dias (em vez de uma semana).
- Uso uma toalha diferente de cada vez que limpo a pele (eu resgatei as toalhinhas de bidé dos conjuntos de toalhas da mãe, mas encontram conjuntinhos em todos os supermercados).
- O silicone dos amaciadores de cabelo tende entupir os poros, por isso eviteo que entre em contacto com a cara. E limpo a cara sempre depois do banho, que tenho os poros abertos da água quente. 
- Uso máscaras à base de ingredientes naturais, como mel e argila. 
- Mantenho o cabelo longe da cara, especialmente enquanto faço exercício, que deixa a pele e o cabelo oleoso. 


O mais importante e óbvio, é comer comida de verdade, que contenha vitaminas e nutrientes que "alimente a pele". É incrível com comer bem pode resolver grande parte dos problemas do nosso corpo e fazer-nos sentir bem.
No entanto se nada disto resultar aconselho-vos a consultar um dermatologista. O problema pode ser hormonal e precisar de tratamento. Somos todas diferentes e o que resulta para uma pode não resultar com mais ninguém. Tem um pouco a ver com observar o que origina as borbulhas e experimentar o que achamos ser as causas. 

E as meninas, tem alguma cura milagrosa para borbulhas? Gostavam que eu partilhasse as receitas dos meus Smoothies?

6 comentários:

  1. Borbulhas no maxilar inferior pode estar relacionado com ovários policisticos.Mas pode ser obviamente outro tipo de coisas! Eu também adoro leite principalmente, e ando a pensar seriamente em reduzir ao máximo, mesmo sendo leite magro porque também tenho algumas borbulhas. O problema de alguns alimentos é que causa inflamação, como o caso do leite. Ao gerir a inflamação agrava a tendência a acne, o que vai causar maior probabilidade da existência de inflamações, ou seja, as borbulhas, e pontos negros. Estes últimos, ouvi falar que a causa dos pontos negros é a entrada de ácaros, sim ácaros também tive que ouvir varias vezes para confirmar, que entram na pele.


    Duchess*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí credo! Ovários policisticos e ácaros nos poros? Meu deus!
      A mim, ter cortado no leite tem estado a dar bons resultados e não é muito difícil quando se encontrar os substitutos certos ;)

      Eliminar
  2. Siiiiim receita dos batidos please :)

    ResponderEliminar
  3. Venho só reforçar o pedido das receitas dos smoothies :)
    Adoro e de manhã não tenho tempo para nada complicado e quando pesquiso por algumas teem sempre milhentos ingredientes e perco logo a vontade.
    Aguardamos o post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro saiu hoje ;) estou a pensar por um por semana :) espero que gostes e se experimentares diz-me como correu!

      Eliminar

We are Back in Business!