quinta-feira, 28 de novembro de 2013

5 maneiras de inserir + exercício na vossa rotina diária

Ontem descobri que há sítios onde se pode pagar a despesa com agachamentos, flexões e abdominais e um deles é o metro em Moscovo, onde podemos pagar o bilhete com agachamentos em vez de dinheiro. Achei a ideia genial e acho que se em Portugal houvesse iniciativas deste género éramos todos muito mais elegantes. Mas como não estamos em Moscovo e não me parece que isso mude brevemente, achei que a melhor forma de contornar isso é introduzir algumas maneiras de queimar calorias extra durante as nossas actividades diárias. ;)
1. Ao telefone
Sempre que estiverem ao telefone, façam os chamados leg lifts. Só tem de se por de pé, com os dedos dos pés apontado para a frente e elevar uma das pernas ligeiramente para trás. Assim, trabalham os glúteos e toda a zona lombar para se manterem equilibradas.
2. A espera matinal
Enquanto esperam que a máquina faça o café, que a água do chá ferva ou que o leite aqueça no microondas, aproveitem para fazer umas flexões. Calma, não vos vou dizer para se deitarem no acho todas vestidinhas e depois de tomarem banho. Só tem de por as mãos na bancada, por os pés mais atrás, de modo a ficarem as uns 45 graus, e só têm de flectir os braços. São as chamadas flexões de bancada. Quando mais juntas tiverem as mãos mais músculos trabalham. Desde braços, a ombros, peito e costas. E como é pouquinho tempo, nem chegam a suar :)
3. No supermercado
Se costumam ir ao supermercado à hora de almoço comprar alguma coisa para comer, ou até algo que falta para prepara o jantar de logo à noite, levem um cesto. Esqueçam lá os carrinhos ou tróleis que não custam nada a levar. Levem antes um cesto no braço e assim que começar a doer troquem para o outro. Se tiverem de esperar na caixa levantem ligueiramente um pé, pratiquem o equilíbrio e mais uma vez estão a fortalecer a zona lombar :)
4. Em filas de transito
Não são poucas as vezes que nos apanhamos enfiadas no transito. E aí dentro do carro não há muito a fazer certo? Errado. Se forem tímidas aproveitem para contrair os glúteos, vezes e vezes seguidas. Como estão sentadas em cima deles é como se fizem com pesos e tem mais resultados que imaginam. Se não tem vergonha de fazer figuras dentro do carro, aumentem o volume do rádio e ponham-se a dançar como se o mundo fosse acabar... E se sorrirem para o condutor do lado ele ainda sem põe a dançar também e tornam o transito mais divertido para todos ;)
5. Apanhar alguma coisa
Em qualquer lugar que tenham de apanhar algo do chão - seja a roupa, os sacos do supermercado ou as chaves que caíram - façam um agachamento. Mantenham as costas direitas, dobrem os joelhos e desçam o corpo até ao chão. Assegurem-se que os joelhos não ultrapassam os dedos dos pés e que mantêm o rabiosque e os abdominais contraidos.
São 5 dicas muito simples e fáceis de executar, se podem fazer a diferença. Aliás tudo pode fazer a diferença. Não descurem a vossa deita, nem o vosso plano de exercícios e com estas dicas vão ver resultados ainda mais depressa ;)

2 comentários:

  1. Eu gostava de ter a tua força de vontade para fazer exercício físico. Apesar de não ter kilos a mais (ou muitos kilos a mais) para a minha altura sinto que precisava fazer exercício físico regularmente. Mas arranjo sempre tantas desculpas... Mas pronto, vou começar com as dicas que aqui falas a ver se com um passinho de cada vez consigo :)

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    1. Eheh... Também eu andei anos a ganhar força de vontade! Mas depois de começar não da para parar, nem que seja só para não perder o que já fiz. Expirementa uma coisas que gostes e vais ver como é fácil. E o exercício não é só para quem quer perder peso (eu não preciso), mas da para tonificar e ser mais saudável que é o que eu quero! Força nisso, se precisares de dicas ou apoio moral conta comigo ;)

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