quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Boa postura = Mais saúde = Melhor aspecto ;)

Achei que a postura era um bom tópico para falar, porque ser saudável não é só comer bem e fazer exercício, também é preciso mudar e/ou melhorar alguns hábitos na nossa vida.
E uma má postura não só tem implicações negativas no nosso físico (promove gordura abdominal, queixo duplo, varizes...) como também tem efeitos negativos na nossa saúde (problema de circulação e coração). Além disso se temos objectivos de vida ou uma personalidade do tipo "querer é poder", uma boa postura é essencial. Nos dias que correm ter uma boa postura mostra força e confiança (mas não levantem o nariz, aí só vão parecer arrogantes). Perante todos estes factos vou partilhar convosco algumas dicas para ter ou manter uma boa postura...

  1. Arranjem uma bola. Se estão muito tempo à secretaria experimentem sentar-se numa bola de ioga. Pode parecer estúpido, mas fortalece os músculos lombares e isso favorece uma boa postura. Se não o podem fazer no escritório, em casa não têm desculpa.
  2. Contem o tempo. A cada hora, juntem os omoplatas (aquele osso triangular nas costas que liga aos ombros) e ficam automaticamente com uma melhor postura.
  3. Levantem a cabeça! Quando sentirem que têm a cabeça pendente ou os ombro encolhidos, ponham-nos no sítio e imaginem que têm um fio no topo da cabeça a puxar-vos para cima..
  4. Peçam ajuda. Se tem dores nas costas constantes o melhor é consultarem um médico para ver se está tudo bem, no caso de ser um mau jeito experimentem aqueles pensos quentes que se compra nas farmácias, são fantásticos.
  5. Relembrem-se. Como cada novo hábito é preciso um esforço para nos habituar-mos. Qualquer destas dicas é boa para quando se está em pé ou sentando. Se as fizerem regularmente qualquer dia conseguem andar com livros na cabeça. 

Só mais uma coisinha…

Se passam muito tempo sentadas, lembrem-se de manter as costas alinhadas com o pescoço. Convém que tenham uma cadeira e secretaria apropriada ao vosso tamanho (no mínimo ajustável), de modo a que os vosso joelhos façam um ângulo de 90 graus com os pés no chão (ou arranjem um apoio de pés) e os cotovelos façam o mesmo ângulo quando os braços estão apoiados na mesa. 


2 comentários:

  1. Tenho andado a fazer isto :) Tenho tentado melhorar a postura pois tenho passado muitas horas sentada e tenho reparado que de facto as minhas costas e pescoço começam a sentir-se.
    Boas dicas!

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    1. Ainda bem que gostaste! ;)
      Não custa nada e além de trazer mais saúde, também nos da melhor aspecto. Não se pode pedir mais :)

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