quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz emagrecer!


Encontrei um artigo interessante na Livestrong que diz que as pessoas podem perder uns quilinhos extra a dormir. Esta ideia deixou-me curiosa, então decidi fazer uma pesquisa por conta própria. E não é que podemos mesmo "dormir até emagrecer"?

Para as meninas que sofrem de insónias vou partilhar algumas dicas que resultam comigo e outras que encontrei, para se conseguir dormir pelo menos 8h por noite. E depois sim conto-vos como podem usar essas 8h a dormir para baixarem o número da balança ;)
  • Definir uma hora para deitar. Exactamente como quando éramos crianças. A minha mãe até praí ao meu 9º ano, obrigava-me a ir para a cama às 22h. Eu bem pedia mais 10 minutos, mas raramente tinha sorte e quando me deixava eu acabava por adormecer no sofá.
  • Hoje já não tenho hora de dormir, mas é raro deitar-me depois da 00h30, a não ser quando vou sair ou estou de férias. Mas isto tudo para dizer, que ter uma hora para dormir funciona, "primeiro estranhasse e depois entranhasse". E quando dão por vocês já têm sono aquela hora só porque estão habituados a que assim seja.
  • Acordar cedo. Está também é difícil para mim. Especialmente quando só tenho aulas à tarde, dou por mim a desligar o despertador e é só mais 10 minutos. Mas segundo Health.com este tipo de atitudes desregula o nosso ciclo de sono. Os nosso corpos estão programados para dormir quando está escuro e acordados quando à luz na rua. Logo, quando fazemos o contrário o corpo tem dificuldade a desligar à noite, permitindo as 8h de sono.
  • Criar um ambiente relaxante para dormir. O quanto tem de ser um espaço confortável para dormir. O que é que isso quer dizer? Nada de computadores, tv ou equivalentes no quarto e especialmente quando estamos na cama prontas para dormir. A cama deve ser confortável e com roupa adequada à época do ano. Por exemplo, no inverno gosto de dormir com um edredão grosso e pijama de flanela, de verão basta-me um lençol e um pijama mais fresquinho. O importante é que estar super confortável quando se deita.
  • Cortar na cafeína. Esta é óbvia e todas sabemos. Para mim não me faz muita diferença porque eu nem gosto de café. Mas aqui é que está o maior erro. A cafeína também está presente em chás, bebidas energéticas e alguns refrigerantes, sem falar do açúcar que todas estas bebidas têm. Se não conseguem mesmo deixar de beber, pelo menos reduzam as quantidades, especialmente depois de almoço e até à hora de dormir.
  • Não comer 2 a 3 horas antes de dormir. Além do facto que comer tarde pode levar a comer mais calorias do que precisamos, especialmente porque vamos dormir e não temos tempo para queima-las, este mau hábito também dá ao corpo uma energia extra que dificulta o sono (Nutrition). Outra consequência de comer antes de ir para a cama é que podemos acordar a meio da noite com uma indigestão. O nosso sistema digestivo precisa de "descansar" durante a noite para poder funcionar correctamente durante o dia seguinte. 

Agora que já sabemos como dormir bem a noite toda, falta saber o que é que acontece quando dormimos o suficiente.

1. Mantém as hormonas sob controlo.

Estudos mostram que a falta de sono pode deixar as hormonas descontroladas e aumentar o apetite durante o dia. Quando não se dorme o suficiente à uma diminuição da produção de leptina que controla a satisfação que sentimos depois de comer. Basicamente, quanto menos se dorme, maior probabilidade de engordar.

2. Dá energia suficiente para fazer-mos o exercício do dia.

Já todos passamos por isto: deitamo-nos depois da hora que devíamos e quando o despertador toca para fazer exercício desligamos e só nos levantamos para ir às aulas ou trabalhar. E é verdade que os nosso corpos precisam de dormir para recuperar, mas devíamos conseguir fazer os dois. Quando dormimos bem e o suficiente e praticamos exercício o nosso metabolismo tem a capacidade de queimar mais calorias e fazer uma reparação muscular maior quando voltarmos a dormir. E depois do exercício  com o corpo cansado é mais fácil adormecer. 

3. Mantêm-nos alerta e com maior capacidade de decisão.

Com o sono em dia é mais fácil dizer não a comidas menos saudáveis e resistir ao que os outros estão a comer. Isto acontece porque quando o nosso cérebro não está a funcionar correctamente e os nossos pensamentos estão todos baralhados e não temos uma capacidade de decisão forte. Logo dormir bem e o suficiente ajuda a manter os nosso objectivos a longo prazo.

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