sábado, 5 de outubro de 2013

Como sobreviver ao fim-de-semana

O fim-de-semana é provavelmente a altura mais difícil para manter um estilo de vida saudável, do exercício à alimentação, para mim tudo se torna mais difícil de cumprir durante o fim-de-semana. E porque para mim o fim-de-semana começa assim que acabam as aulas de sexta, é difícil cumprir o plano até à segunda-feira seguinte. Por isso decidi partilhar algumas das minhas dicas e pode ser que ainda por aí quem sofra do mesmo mal ;)
  1. Comer como se fosse um dia de semana normal. Pois, as jantaradas com os amigos e os almoços de família não ajudam nada, mas tentem ao máximo manter o plano alimentar que tinham estipulado ou pelo menos fazer um controlo da quantidade. Experimentem comer num prato de sobremesa, podem comer de tudo, mas vão comer menos e o vosso cérebro nem vai dar pela diferença, ou se forem jantar fora dividam as doses.
  2. Dormir mais um pouco. É senso comum que dormir faz bem a um número infindável de coisas, inclusive ajuda a emagrecer. Mas não é por dormir-mos 12h ao fim-de-semana que compensamos só ter dormido 4h durante a semana. Por isso, quando digo para dormirem mais um pouco é mais no sentido de relaxar e que enquanto dormimos não comemos, não é para compensar as horas perdidas.
  3. Fazer mais tempo de exercício. É importante manter o plano de treinos a que se propuseram. E como é fim-de-semana, aproveitem para fazer mais. Por exemplo, o vosso treino semanal é 30 minutos, passem a fazer 40 ao fim-de-semana. Mas se no plano este for dia de descanso, então aproveitem o ponto seguinte.
  4. Aproveitar para passear. Vá passear, leve o cão à rua. Se tem filhos leve-os a jogar à bola num jardim ou a andar de bicicleta. Se estiver mau tempo, vá até ao shopping ver montras, também vai fazer exercício e nem dá por isso.
  5. Limitar o número de bebidas. Se costuma sair ou ter muitas jantaradas e almoçaradas, controle o que bebe. Se poder evitar é o melhor, pois são calorias liquidas que dispensamos, mas se não consegue evitar, experimente intervalar com copos de água e para quem saí muito à noite uma boa dica é um copo alto com água e limão e um shot de vodka, só para dar o gosto. Mas limitem ao máximo.
  6. Planear a semana seguinte. Esta não requer muita explicação. Se têm um plano de treino vejam se as horas a que os planeiam fazer não coincide com outras coisas, como reuniões, tempo para trabalhos ou estudar, saídas, consultas, por aí, e vejam se têm tudo o que precisam para fazer as vossas receitas light durante a semana. 
  7. Acabar com a mentalidade de que a dieta faz pausa ao fim-de-semana. Não faz! Por isso controlem-se. Não comam tudo aquilo que vos aparece à frente só porque não podem comer durante a semana. Vai valer a pena!
  8. Tentem relaxar. Aproveitem para tirar uns minutos e fazer uma mascara facial, ou ler um livro, ou até ver um bom filme, porque o stress engorda e dá vontade de comer.
  9. Pesar na sexta e na segunda de manhã. Só para terem a noção dos estragos do fim-de-semana e ficarem a saber o que podem ou não repetir no próximo. Mas usem os valores da balança com guide line, não fiquem muito obcecadas, porque o peso varia com a quantidade de água no organismo e com a quantidade de músculo, que pesa mais que a gordura. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

We are Back in Business!