terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Os 10 maiores erros capilares!

Se querem um cabelo lindo e brilhante - quem não quer certo? - então tem de ter atenção a como tratam os vossos fios. Eu aprendi da pior forma que a maneira como lavamos, secamos e penteamos o cabelo pode mesmo afectar a saúde e aspecto dele. Os maiores erros são... 
1. Não pentear antes de lavar: O cabelo fica mais fraco quando está molhado, e cabelo molhado tem maior probabilidade de emaranhar. Para prevenir os nós devido à lavagem o melhor é escovar antes de entrar no duche, além de que activa a circulação do coro cabeludo ficando mais bem lavado. Se gostam de usar pente no duche, o melhor e aplicarem amaciador e desembaraçar com os dedos, só depois usar o pente e passar o cabelo por água! 
2. Pentear só as pontas: Certamente já ouviram que pentear demais pode provocar estragos, mas os óleos naturais do couro cabeludo são o melhor condicionador que existe. Escovem o cabelo para estimular a circulação e crescimento capilar, e escovem das raízes até às pontas para manter o brilho natural :)
3. Ser maníaca das limpezas: A maioria dos cabelos não beneficia de uma lavagem diária. Lavagens crónicas retiram todos os óleos naturais deixando o cabelo baço e sem vida. Tomem banho todos os dias, mas se não costumam usar muito produtos capilares, experimente passar apenas por água, ou usar um champo seco.
4. Amaciador parcial: Já todas ouvimos que só devemos usar amaciador nas pontas para prevenir oleosidade e falta de volume, mas meninas com cabelo fino e com tendência a queda devem tratar das raízes também porque tem um cabelo mais susceptível à queda. Demasiado amaciador também é um problema. Por isso o que vos aconselho é a usarem o amaciador só mas pontas, mas quando usam máscaras (vejam o meu cronograma capilar) usem no cabelo todo, para dar vitalidade ao cabelo desde a raiz. Independentemente da forma como o fazem, é importante que passem por água até retirarem todo o produto e de vez em quando usem um champo anti-resíduos para o limpar a fundo.
5. Secar intensivamente com a toalha: A maioria dos produtos capilares pode ou deve ser aplicada depois do cabelo seco com toalha (sem excesso de água), mas esfregar demasiado o cabelo vai abrir a cutícula levando a um cabelo frisado e maior risco de quebra. O melhor é usarem uma touca atoalhada e depois sacudir os fios com os dedos e deixar secar ao natural. Vai demorar mais tempo, mas é mais saudável!
6. Esquecer de usar protector de calor: É fácil de entender que o calor é um dos elemento que mais estraga o cabelo. Mas se não dá para viver sem secar, esticar ou ondular, o melhor é usar sempre um protector capilar que não só vai proteger os fios como fecha as cutículas promovendo o brilho e a suavidade do cabelo. 
7. Usar ferro em cabelo molhado/húmido: Cabelo molhado com instrumentos quentes não se devem misturar. Os ferros podem queimar a cutícula aberta do cabelo molhado, levando a um cabelo fraco e com aspecto de palha. Devem secar o cabelo ao ar ou com secador sempre, mesmo quando estão com pressa. É usar protector antes de secar e novamente antes de usar o ferro!
8. Usar laca antes do ferro: Nunca tive esta brilhante ideia, mas já ouvi em amigas minhas um barulhinho enquanto usam o ferro. Tudo porque o álcool da laca queima em contacto com o calor. Por isso usem a laca sempre depois de usar o ferro. 
9. Dar volume com pente todos os dias: É uma das minhas técnicas preferidas para dar volume ao cabelo, mas só a uso de vez em quando para um vavavum extra... Mas fazê-lo regularmente estraga o cabelo e como é perto da raiz vão enfraquecer todo o fio. O melhor é usarem um spray de volume para raízes e secar o cabelo de cabeça para baixo, para um volume natural e sem estragos ;)
10. Pensar que podem reparar pontas espigadas: Lamento muito, mas depois de espigadas não há produto nenhum que as possa recuperar. Podem cortar, podem disfarçar, mas não podem elimina-las. O melhor é prevenir (evitar lavagens extremas, secar o cabelo em demasia com a toalhas ou abusar de instrumentos de calor). Para minimizar o aspecto podem usar seruns ou produtos com cera de abelha :)


Eu já cometi quase todos os erros que vos falei aqui, e hoje tenho um cabelo mais saudável e brilhante, que está a recuperar volume e cai cada vez menos. Por isso se acham que o vosso cabelo precisa de voltar à vida, experimentem estas dicas a par com meu cronograma capilar ;) 
*imagem Google

3 comentários:

  1. Acho que vou apostar no Cronograma Capilar. Não é que o meu cabelo seja uma desgraça mas noto que poderia estar mais bem hidratado se tivesse mais cuidados com ele. Mas uma coisa é certo, tenho que usar secador :/ Quando não uso fico doente da garganta devido a ficar a secar junto ao pescoço.
    Obrigada pelas valiosas dicas!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa!
      Acho que fazes muitíssimo bem apostar no cronograma capilar, qualquer cabelo pode melhorar.
      Quanto a usares o secador, no inverno eu também tenho de usar sempre que o lavo, mas aposta num bom protector de calor, eu recomendo o da tresémme. Deixa o cabelo cheiroso e brilhante, além de que não fica oleoso ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Tantos erros que às vezes cometemos!

    http://beauty-and-fashiion.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

We are Back in Business!