terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Corrida para principiantes: Como correr?

Comecem por pôr um pé à frente do outro cada vez mais depressa! :) 

Parvoíces à parte, e depois de sabermos como começar, convém saber como o fazer, o que evitar, como melhorar... 
Mais ma vez vos digo que não sou formada na área e tudo o que sei foi-me ensinado por outros ou que aprendi depois de experimentar. Este faz parte de uma série de posts que decidi fazer para tentar tirar todas as duvidas sobre a corrida que tantas temem mas querem experimentar :)


A que velocidade devo ir? É normal ficar ofegante no inicio?No inicio correr deve ser difícil e é normal que fiquem ligeiramente ofegantes, mas com o tempo deve deixar de acontecer. O normal é conseguir falar, não uma recitar o poema, mas ser capaz de comunicar, nem ficar quase sem respirar. Caso aconteça o mais provável é estarem a ir demasiado depressa. Uma vez por semana planeiem uma corrida mais curta com uma velocidade superior (mas sem exageros), onde falar seja difícil. Vai ajudar-vos a aumentar o vosso nível físico e a capacidade cardiovascular ;)
Devo correr na passadeira ou na rua?
As duas têm vantagens. As passadeiras são a alternativa perfeita quando o tempo não coopera e pode ser mais fácil de atingir novas distancias ou ritmos, porque não tem as elevações e atrito do ar que apanhamos na rua. Em estrada há maior risco de lesões devido à falta de amortecimento nas articulações (daí ser tão importante um bom par de ténis), mas há maior gasto calórico e os pulmões recebem mais oxigénio, já para não falar da mudança de paisagem. 
Por isso o importante é correr, não importa onde, desde que se sintam confortáveis ;)
Devo evitar as subidas? Como é que altero a minha forma/posição para subir?
Não, as subidas são uma óptima forma de aumentar a força de pernas e queimas calorias. Quando estão a subir podem diminuir a passada e por os braços mais para a frente para quando os movem para traz dar mais impulso. A descer deixem a gravidade fazer a maior parte do trabalho e dêem-lhe uma ajudinha inclinando-se ligeiramente para a frente. (post mais detalhado sobre a forma brevemente) 
O que é a "dor de burro" e como é que me posso livrar dela?
A chamada dor de burro é comum e é causada pela falta de oxigénio nos músculos gastro-intestinais. Para acabar com ela o melhor é inspirar e expirar profundamente ou dobrar pela cintura enquanto expiram profundamente. Para evitar o melhor é não comer nada solido antes da corrida e manter a hidratação corporal ( se tudo o que vos disse até agora aqui e aqui não chegou, têm mais um motivo para beber água!) 
*Imagem Google

6 comentários:

  1. Eu vou começar hoje a fazer exercício. Vou começar por uma caminhada para me ir habituando aos poucos :) Obrigada por todas as dicas e conselhos ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é começares :) vai devagar aumentando as coisas gradualmente. Quando começares a evoluir e ver resultados não vais querer para :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Obrigada pelas digas querida :)
    Beijinhos

    http://thebeautyroom-tyna.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada querida, espero que tires proveito delas ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Os teus post sobre desporto são muito importantes. Eu comecei a pouco tempo no ginásio e já me desmotivei um pouco. Estou a pensar começar com uma rubrica no blog onde falo de alimentação saudável e exercício físico (ou seja a minha dieta para atingir o meu objectivo - perder peso), acho que assim vou estar sempre mais motivada para seguir em frente. Achas que é uma boa opção?
    Beijinhos*
    (http://mysecretmakeupsc.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Soraia :)
      Eu acho que é importante ser saudável, e para mim foi isso que começou tudo. Se tens o que dizer fala sobre isso, ajuda-te a ter sempre as coisas certas na cabeça. Ou então podes falar só da tua experiência e das dificuldades que estas a passar e tal... ;)
      Beijinhos querida*

      Eliminar

We are Back in Business!