terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Corrida para principiantes: Como Começar?

Tenho recebido alguns mails de meninas que querem fazer exercício sem gastar dinheiro em ginásios e equipamentos, a maioria fala da corrida e pedem-me dicas. Como é que começam, se tenho algum plano para lhes dar, qual é o truque para se gostar de correr, alguma dica para ficar em forma mais depressa... Por aí!
Eu não sou formada na área, por isso tudo o que sei foi-me ensinado por outros ou que aprendi depois de experimentar. Assim, decidi fazer uma série de posts durante as próximas semanas para tentar tirar todas as duvidas e se quiserem que esclareça alguma coisa especifica podem deixar nos comentários que eu ajudo no que puder :)



Como começar?
Começar uma actividade nova pode ser difícil, especialmente se pouco ou nada sabemos sobre ela. O ideal é começar a ler sobre o assunto e ir experimentando e aperfeiçoando ao longo do tempo. Correr pode ser uma actividade excelente para qualquer pessoa experimentar, independentemente da idade e do nível físico. É sempre possível melhorar ;)

Devo ter um plano? Qual?Primeiro é óbvio que devemos ter um plano, não só é mais fácil de nos organizamos como ajustar à medida que evoluímos. O tipo de plano é que vai depender do tempo disponível e do nível físico em que se encontram. É importante ter noção que se estão a começar não devem planear ir muito longe, ou muito rápido, não só vai ser desmotivador não conseguir cumprir, como se podem arriscar a uma lesão. Comecem por correr 20 minutos 2 ou 3 vezes por semana e aumentem gradualmente o tempo que correm, depois os dias que correm e mais tarde ritmo a que correm.Se mesmo assim os 20 minutos são difíceis de cumprir não há mal nenhum em fazer intervalos de caminhada (até dá mais resultado), façam 4 minutos a andar e 2 a correr e conforme vão ficando mais fortes podem reduzir ou até eliminar os intervalos de caminhada.Quando se está a começar não é importante os quilómetros que correm, nem se devem preocupar com isso. Concentrem-se nos minutos e com o tempo apercebem-se que estão a fazer mais quilómetros no mesmo intervalo de tempo, simplesmente porque começam a ficar mais rápidas!
Que equipamento preciso?A vantagem de um desporto como a corrida é que não é preciso muito equipamento. O maior investimento que devem fazer, e se querem mesmo começar a correr a sério convém escolherem um bom par de ténis de corrida - não de caminhada, não de balanço, não de trail, mas uns ténis de corrida, seja para passadeira ou estrada. Procurem lojas especializadas onde terão pessoas para vos aconselhar qual o melhor par de ténis para aquilo que querem.As menina também devem comprar um bom sutiã de desporto (vou fazer um post mais detalhado sobre isto em breve) que suporte e seja respirável.Conforme vão melhorando e começando a definir objectivos um relógio desportivo digital é útil, bem como uma banda para monitorizar os batimentos cardíacos. Hoje em dia também umas boas apps nos telemóveis são uma mais valia ;)
O que devo esperar?Os bons resultados vêm com o tempo, não basta correr uma faz para ficar em forma ou super saudável!Para começar devem esperar pernas doridas no inicio, mas se mantiverem a rotina as dores musculares vão desaparecer gradualmente. Se sentirem dores agudas em algum lugar descansem uns dias para recuperar e se a dor precistir mesmo depois desse descanso consultem um medico.Saber a diferença entre cansaço e lesão é importante, mas la porque vos doí um músculo não quer dizer que se magoaram, só estão a acordar-lo de uma sesta prolongada e isso custa ;) não deixem que isso seja uma desculpa para fazerem progressos!

4 comentários:

  1. Olá Pipas!
    Comecei a seguir o teu blog há poucos dias e já sou fã!
    Deixaste aqui umas excelentes dicas. Posso dizer que já andei no ginásio cerca de 1 anos e meio e depois tive que deixar. Desde maio de 2013 que retomei as corridas. Corro 2x por semana (com mau tempo nem sempre é possível) cerca de 6km que o faço em aproximadamente 45-50min e adoro!
    Só tenho pena de ninguém querer ir comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia :)
      Ainda bem que gostas, é muito gratificante ;)
      Eu sou sincera, corro porque me faz bem e não gasto dinheiro, mas ainda não sou apaixonada. Já gostei menos, que era um sacrifício, mas agora já vou a saber que vou ter resultados e não me chateio muito ;)
      Acho que fazes um óptimo tempo, é mais ou menos a minha média. E quanto a ter companhia nem sempre resulta, eu comecei com o meu namorado e era horrível, porque ele é bem mais rápido e depois tinha de esperar por mim, ou eu queria acompanhar e depois desistia a meio. Por isso se queres companhia certifica-te que tens alguém que vá ao teu ritmo.
      Se fores da zona de Lisboa e quiseres fazer um treino comigo, só para experimentar manda mail para combinar-mos ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostava que fizesses videos ou posts de ideias para snacks saudaveis,ou mesmo refeicoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou fazer, só ainda não tive oportunidade! Vou tentar filmar ainda este mês ;)

      Eliminar

We are Back in Business!