quarta-feira, 5 de março de 2014

Corrida para Principiantes: Como Escolher os Ténis?

Comprar uns bons ténis de corrida não só é essencial, como pode ser difícil e demorar tempo. Encontrar o par correcto para o vosso tipo de corrida implica varias visitas a lojas de especialidade e conselhos dos especialistas. É preciso ter em conta vários factores para diminuir a probabilidade de lesão.
  • Ser confortáveis: Lá porque existem modelos que promovem a estabilidade, o movimento, o impulso... Não quer dizer que sejam confortareis quando calçados por muito que achem que precisam deles. A melhor altura para escolherem o melhor par é a altura em que pretendem correr. Ou seja... Se correm de manhã o melhor é irem às compras pela manhã, e por aí fora. Porque o pé incha ao longo do dia e o que é confortável de manhã pode não ser à noite e o que é confortável à noite ficam folgado de manhã e pode provocar lesões!
  • Não precisam de os moldar ao pé: Isto é um mito... Ao contrario de outro tipo de sapatos, os ténis deve ficar assentar na perfeição ao pé. Ele não devem alargar com o uso, mas sim sofrer desgaste. Por isso é  importante que o par que escolham esteja perfeitamente adaptado ao pé desde a primeira corrida. Isto não quer dizer que seja aconselhado comprar um par novo antes de uma nova corrida. O melhor é usarem uns em que se sintam confortáveis e saibam com o que podem contar.
  • Não confiar unicamente em recomendações: Eu sei que é mais é bem mais fácil seguir a recomendação de alguém, do que chegar a uma loja com dezenas de ténis e ter de escolher só um par. Mas a realidade é que o que resulta para uns não resulta para outros. O melhor é experimentar e simular movimentos de corrida antes de comprar. não deve magoar o calcanhar, o tendão de Aquiles, o peito do pé e os dedos. Se mesmo assim depois de correrem a primeira vez com os ténis novos sentirem dores em qualquer um dos sítios referidos, costas e pernas o mais provável é não estarem a usar o melhor par. 
  • Saber quando troca-los: Não há um número certo de quilómetros que os ténis aguentam antes de precisarem de ser trocados por outros, mas normalmente ténis de corrida perdem amortecimento entre 450 e 950 km percorridos, para prevenir lesões é recomendado trocá-los após atingir esta distância. Um bom indicador é quando os ténis começarem a ficar desgastados na parte do calcanhar. Para prolongar o tempo de vida dos ténis o melhor é só usa-los para correr e tentar não molha-los, se possível ter mais que um par para ir alternando.
Mais uma vez digo que eu escolhi os Memory Foam Plus da Sketchers, porque me senti mais confortável com eles, nem era os que eu queria. Hoje não quero outra coisa! Apesar de estar apaixonada pelos SpringBlade da Adidas ;b E por aí que ténis usam para correr?



                                                             

                                           Memory Foam Plus da Sketchers                          SpringBlade da Adidas

8 comentários:

  1. Adoro sempre os teus postes e este não foge à regra. Acho que vou ter umas corridas mais confortaveis depois de comprar os tenis (seguindo as tuas dicas).
    Já agora, eu fiz anos no dia 25 do mes passado e vou comemorar no dia 8 de março com uma tarde de compras. Queria saber se podias fazer um poste sobre os teus "instrumentos" de maquilhagem (pinceis de base, curvex, po compato, kabuki, pincel de esfumar, bronzer, bbcream), o preço, as lojas mais em conta, a qualidade...

    Obrigada pela atençao e por todo o carinho para com as tuas leitoras.
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida, ainda bem que gostas :) é importante para mim saber isso.
      Primeiro os meus Parabéns atrasados, depois desculpa não ter respondido a tempo... Não deu mesmo! Espero que tenhas feitos boas compras. ;)
      Para o caso de ainda estares interessada:
      Pincel de Blush e Pó - Yves rocher para mim são bons
      Base - Esponjas H&M, no caso de BB o pincel de base da ELF é bom
      Pincel de Bronzer - gosto do de pó do kit de viagem da Kiko. Tem o tamanho e forma certa!
      Iluminador - dedos ou pincel em leque da ELF
      Os de olhos não sou esquisita, gosto dos da Kiko, da ELF, da Yves Rocher e da Douglas. São os que uso e gosto de todos ;)

      Beijinhos querida! E fica atenta ao miminho que estou a preparar, pode ser que haja alguma coisa que te interesse ;)

      Eliminar
  2. Os meus são os Nike free run 5.0, e gosto muito deles.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito deles, mas acabei por acolher outros que era melhores para mim é para a minha carteira ;b
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Os meus são os Nike Free Run 5.0

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também era os que eu queria, mas depois acabei por optar por outros! ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Olá!
    Comecei há algum tempo à procura dos ténis perfeitos (e relativamente acessíveis), no entanto, tem sido difícil encontrar uns que realmente goste, não pelo conforto, mas porque não há nenhuns que sejam simples para não me fartar facilmente deles. Tenho ido regularmente à Sport Zone e à Sports Direct e nada!! Conheces algumas lojas aqui do Norte onde possa ter alguma coisa que me agrade? Tenho preferência por modelos da Nike...
    Obrigada e continua com o blogue e o canal, sigo-os religiosamente :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) no norte pouco ou nada conheço, mas as lojas que referiste são boas opções. Espereita uma adidas, ou nike, ou Sketchers a ver se encontras algo dentro dos valores que queres e gostes do aspecto. :) outra opção é mandares vir pela net. Encontras bons preços e mais escolhas!
      Beijinhos querida*

      Eliminar