terça-feira, 18 de março de 2014

Corrida para Principiantes: Como comprar um sutiã de desporto?

Para mim uma das maiores e melhores compras que devemos fazer quando começamos a praticar exercício regularmente, além de uns ténis, são sutiãs de desporto. Logo nos primeiros treinos percebi o quão desconfortável pode ser um simples salto sem ter o devido suporte. E correr? Posso dizer-vos que até encontrar o certo ou acabava a correr com as mão nas maminhas, ou com os pulsos a aperta-las contra o peito. Terrível!!
Por isso pus mãos há obra e pesquisei até me doerem os olhos, para descobrir os melhores sutiãs que me fossem acessíveis. E se por vezes temos de ir por tentativa erro, deixo-vos as minhas dicas, o que aprendi na busca do meu sutiã de desporto ideal.

1.     Procurar sutiãs de desporto que têm “espaços” separados para cada maminha. Reduzem os movimentos e suportam melhor do que o simples sutiãs de prateleira.
2.     Ser medida por alguém. Não ficam com a certeza do tamanho, como ficam com as maminhas mais protegidas. Estas medidas servem tanto para sutiãs “normais” como para os de desporto. Podem pedir ajuda para isso em quase todas as lojas de lingerie (e esqueçam as vergonhas, não há nada que tenham que as outras senhoras nunca tenham visto!)
3.     Tentar comprar aqueles que têm tamanhos como os “normais”, com tamanho de costas e copa, em vez de S, M, L ou XL – Geralmente servem melhor e são mais confortáveis.
4.     Estar atenta às costuras e pontos que ajudam a suportar as maminhas, não só podem causar comichões, como incómodos ou até assaduras!
5.     Escolham tecidos de alta performance não encharcam com o suor e minimizam o atrito (tecidos respiráveis).
6.     Tenho vários para dar rotatividade entre lavagens e para que durem mais tempo – tal como os sutiãs “normais” se limpos podem ser usados mais que uma vez antes de lavar, mas nunca em dias consecutivos, para que o tecido “respire” e não apareçam fungos e/ou bactérias.
7.     Escolham sutiãs de  diferentes impactos, ou consoante o desporto que mais praticam. De alto impacto para desportos intensos e de baixo impacto para coisas como ioga. Quando não souberem qual usar, é melhor escolher sempre o de maior impacto!
8.     Antes de comprarem experimentem-nos na loja! Só para terem noção a ultima vez que comprei sutiãs de desporto foi na Adidas e fora do provador deviam pensar que eu estava a fazer sabe-se lá o quê... Eu saltei, eu fingi que nadava, eu corri no lugar, eu abanei-me tanto que poderia parecer que estava a ter um ataque a quem quer que me visse. Se pica, roça, dificulta a respiração ou deixa alguma coisa sair do lugar então ainda não é o certo!

De todos os sutiãs de deporto que já experimentei o que mais gostei e me senti melhor foi com o RacerW da Adidas (38€) que tem sistema ClimaCool, ou seja é respirável e não absorve o suor ;)


*imagem Adidas




1 comentário:

  1. comprei um na decathlon assim que entrei para o ginásio e fez toda a diferença! tão mais confortável e tão mais prático que parece mentira. não quero outra coisa. é realmente fundamental

    beijinho, maradise.blogspot

    ResponderEliminar

We are Back in Business!