segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cronograma Capilar!

Se viram o meu vídeo da PopyBox, sabem que fiquei radiante com a mascara que me calhou em sorte. Sabem que o cabelo é importante para mim e que faço o que posso para o manter saudável e com o melhor aspecto possível. Assim, depois de me cruzar com a expressão cronograma capilar, explorar o assunto e perceber se se adequa a mim. Depois de ler, pesquisar e perguntar a uma cabeleireira sobre o assunto, decidi partilhar convosco tudo aquilo que absorvi.

O que é o cronograma capilar?
É pois, um tratamento de várias fases que se faz ao cabelo para o tornar "mais saudável". Mas não se enganem, o cabelo é matéria morta e como tal depois de estragado não há maneira de o recuperar, só se pode melhorar o aspecto dele, com uma mascara (não é à toa que é está a palavra que se usa nestes tratamentos). Mas isso não quer dizer que não possamos tratar o que nasce e está saudável para que não estrague. 

E como é que se faz? 
Eu sei que é isto que querem mesmo saber. Por isso aí vamos... 

Só têm de escolher os dias da semana a que querem fazer casa uma das fases ;) para um cabelo com pontas espigadas ou mais saudável este cronograma será o suficiente. Se no entanto têm o cabelo muito estragado talvez seja melhor fazerem 2 vezes cada mês antes de passarem ao seguinte. 

Que máscaras recomendo?
Fácil de perceber que são máscaras que funcionam comigo e que eu gosto, convém saberem o que funciona convosco. Desafiei-me a mim própria a encontrar opções acessíveis monetariamente e que qualquer uma de vocês possa encontrar em supermercados. Claro que haverá outras de cabeleireiro muito boas para isto, mas eu já usei todas estas e posso garantir-vos que tenho tido bons resultados. Por isso fica ao vosso critério, mas acho que não é preciso gastar rios de dinheiro, hoje em dia já existem boas opções mais em conta...

   *Hidrataçao:



   *Nutriçao:



  *Reconstrução:




Dicas extra:
- se têm a possibilidade de usar uma linha completa para cada fase façam-no, se não tiverem não se ralem que funciona na mesma. Só é importante ter um champo que gostem e outro anti-resíduos para lavar uma vez por semana e retirar todos os resticios de produtos que possam estar agarrados aos fios de cabelo.
- não lavem o cabelo mais do que necessário. Experimentem usar champo seco.
- usem um protector de calor para o cabelo sempre que o queiram secar ou usar ferros e moderadores.

8 comentários:

  1. Olá Pipas!
    Obrigada pelas sugestões de máscaras. Estou muito empenhada em começar o cronograma capilar e estou a adquirir os produtos para finalmente começar.
    Que champô anti-resíduos usas?
    Thanks!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia :)
      Fazes bem começar, porque mesmo com um cabelo com bom aspecto é sempre possível melhorar e torná-lo mais saudável.
      Quanto ao champô agora estou a usar um da Syoos, mas regularmente uso da H&S, que também previne a caspa ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Oi Pipas!
    Segui o teu conselho e desde o dia 1 de Março que estou a cumprir à risca o Cronograma. Bem, em 18 dias o resultado é fantástico. Cai-me menos cabelo, está mais brilhante, tem um aspeto muito melhor. Aliás, várias amigas já me perguntaram o que fiz ao cabelo que estava "mais arranjado" eheh.
    As máscaras que estou a usar são a da Herbal para Hidratação (esta semana está em promoção no Continente!), a da Keranove para Nutrir e a da Loreal para Reconstruir (esta ainda não usei). Os champôs são o Purificante da Pantene e o de óleos de aragão e camélia para cabelos secos sem brilho da Garnier. Além disto, que no fundo é o tratamento que "recomendas", sempre que lavo o cabelo fora das vezes de usar máscara uso um reparador de pontas/para pontas secas, e ainda uso um elástico réplica dos invisibobble e uma escova réplica da tangle teezer.
    Estou super satisfeita em pouquíssimos dias, por isso estou ansiosa por ver o resultado no final de Maio.
    Obrigada por esta maravilhosa dica, salvou o meu cabelo :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa :)
      Fico tão contente que estejas a ter bons resultados... Eu também estou a gostar muito e é bom saber que não é só comigo. E fazemos basicamente a mesma coisa, mesmo nos dias em que não é suposto usar as máscaras!
      Espero que continues e no fim me digas o que achaste realmente :)
      Beijinhos querida*

      Eliminar
  3. Gostei bastante deste cronograma e das tuas sugestões de máscaras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem :)
      Comigo tem dado resultado!
      Beijinhos querida*

      Eliminar
  4. Olá Pipas. No dia 17/05/2014 fiz uma selagem em meu cabelo ficou ótimo, pois ele estava muito danificado, eu só vivia com meu cabelo amarrado, muito frizz, muitissimo volumoso, ondulado e todo aspero, horrivel mesmo. Espero que com esse alinhamento que fiz meu cabelo melhore. Será que posso seguir esse cronograma? Obrigada. Bjs.

    ResponderEliminar

We are Back in Business!